quarta-feira, 9 de abril de 2008

A respeito de senhor

Não gosto quando me chamam de senhora. Tenho 29 anos, carinha de 20, sou moça, senhorita, rapariga; não sou senhora e nunca serei. Esses tempos, discuti num bar com amigos. Segundo eles, pessoas mais velhas ou hierarquicamente superiores devem, sim, ser chamadas de senhor.

Eu nunca na minha vida chamei minha mãe de senhora, nem minha avó, nem meu avô e, nem por isso, os tratei com desrespeito. Meu respeito independe de rótulos; minhas ações falam mais alto. E, hoje em dia, com o culto à juventude, ninguém mais quer ser chamado de senhora.

Tem gente que tem cara de senhor, jeito de senhor, fala de senhor. A esses eu me refiro como senhor. Mas é só. Inclusive, tem vezes que me sinto ofendendo alguém ao chamá-lo de senhor.

Dizem os meus amigos que abro caminho para me desrespeitarem não chamando as pessoas de senhor ou senhora. Digo que não, que minha maneira de me portar é que me impõe o respeito necessário. Aliás, não precisa tanto. Até certo limite, gosto de brincar e que brinquem comigo. Adoro a informalidade, apesar de trabalhar em ambientes corporativos.

Se for pra desrespeitar, não importa do que me chamem. Já ouvi muito: Minha senhora, vai tomar no cu! Meu senhor, estou falando com você! A senhora é uma puta! Até Vossas Excelências já foram muito xingadas nessa vida.

Portanto, senhores e senhoras, respeito é bom pra todo mundo, até pra tu!

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo que respeito é outra coisa, mas não gosto que me chamem é de senhorita... Como se fizessem média comigo, por causa da idade...
Sou divorciada, não voltei a ser senhorita, nem quero.
Respeitem ao menos meus cabelos brancos: senhora, sim...
beijão.

Evandro Guedes disse...

realmente tens carinha de 20 Srta.
;)

MALU, SIMPLES ASSIM disse...

Cris! Adorei o teu blog! Olha, em Portugal as pessoas são bem formais. Eu tenho 30, mas praticamente todo mundo que é mais novo ou da minha idade se referem a mim como 'senhora'... Achava estranho no começo. No entanto, os mais velhos têm o hábito de chamar as 'mocinhas' como nós de 'menina'. Pode ser no restaurante, no supermercado, na farmácia. Eu me divirto!
Beijos.